Outubro 9, 2021

Realismo Mágico: O homem que pinta sonhos – Rob Gonsalves

Por Rogerio Souza
Compartilhe a Verdade!

O realismo mágico é uma corrente artística, pictórica e literária da primeira metade do século XX. Também é conhecida como realismo fantástico ou real maravilhoso, sendo este último nome utilizado principalmente em castelhano. É considerada a resposta latino-americana à literatura fantástica europeia.

Rob Gonsalves foi um artista canadense, mestre da arte fantástica, suas obras criam ilusões e interagem entre o mundo real e o imaginário fazendo com que o espectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar os mistérios destas obras.

Rob Gonsalves, 1959 | Pintor surrealista / ilusão ótica

R obert ” Rob ” Gonsalves é um premiado pintor canadense de realismo mágico – surrealismo . Ele produz obras originais, impressões de edição limitada e ilustrações para seus próprios livros.

Gonsalves nasceu em Toronto, Ontário. Como um jovem adulto, ele desenvolveu um interesse em desenhar a partir da imaginação usando várias mídias. Aos doze anos, sua consciência da arquitetura cresceu à medida que aprendia técnicas de perspectiva e começou a criar suas primeiras pinturas e representações de edifícios imaginários.

Após uma introdução aos artistas na casa dos trinta Escher, Dalí e Tanguy, Gonsalves começou suas primeiras pinturas surrealistas .
A abordagem do ” Realismo Mágico ” de Magritte, juntamente com as ilusões de perspectiva precisa de Escher, passaram a ser influências em seu trabalho futuro.
Em seus anos de pós-faculdade, Gonsalves trabalhou em tempo integral como arquiteto, também pintando murais trompe-l’oeil e cenários de teatro.
Após uma resposta entusiástica em 1990 na Toronto Outdoor Art Exhibition, Gonsalves se dedicou à pintura em tempo integral.
Embora o trabalho de Gonsalves seja frequentemente classificado como surrealista , ele difere porque as imagens são deliberadamente planejadas e resultam de pensamentos conscientes.
As ideias são amplamente geradas pelo mundo externo e envolvem atividades humanas reconhecíveis, usando dispositivos ilusionistas cuidadosamente planejados.
Gonsalves injeta uma sensação de magia em cenas realistas.
Como resultado, o termo ” Realismo Mágico ” descreve seu trabalho com precisão.
Seu trabalho é uma tentativa de representar o desejo do ser humano de acreditar no impossível, de estar aberto às possibilidades.
Gonsalves expôs na Art Expo New York e Los Angeles, Decor Atlanta e Las Vegas, Fine Art Forum, bem como exposições individuais na Discovery Galleries, Ltd., Marcus Ashley Gallery em South Lake Tahoe, Hudson River Art Gallery, Saper Galerias ( 7 de novembro a 31 de dezembro de 2004 ) e Galeria Caleidoscópio.
Em junho de 2003, Simon e Schuster apresentaram à América do Norte e Canadá ” Imagine a Night “, o primeiro livro de capa dura de Gonsalves com dezesseis pinturas.
Devido ao sucesso de ” Imagine a Night “, Simon e Schuster lançaram em 2004 um segundo livro, Imagine A Day, pelo qual ganhou o Prêmio Governador Geral de 2005 na categoria Literatura Infantil – Ilustração.
Seu livro Imagine a Place foi lançado em 2008.
Ele lançou outro livro, ” Imagine a World “, em setembro de 2015.
Gonsalves é fundador e membro titular da Fellowship of the Gourd and the Arrow.

Compartilhe a Verdade!