Abril 11, 2021

O tabuleiro é o chão que Deus nos dá!

Por Levy

 

Não é à toa que se vê muito o chão de xadrez como símbolo da maçonaria; o tabuleiro é o nosso mundo binário, existem regras em que cada peça respeita o seu movimento!

Qual peça você seria no xadrez?

A torre nos lembra uma estrutura fixa no chão. Seu movimento é horizontal, ou seja, é reto, movimento bem binário mesmo. O bispo lembra algo religioso, aquilo que conecta com céu, pois o seu movimento é vertical, na perspectiva se diria de cima para baixo ou vice-versa no tabuleiro como se fosse na diagonal. Seu movimento em vertical nos dá ideia de céu e terra, como o lema religioso : “assim na terra como céu”.

 

 

O cavalo tem o seu movimento em linha reta e depois faz a curva no final, fazendo a letra L. O cavalo representa o nosso corpo, que mesmo que você tente andar em linha reta como robô, na lógica, não esqueça que ele tem as emoções e sensações que faz a curva no movimento, por isso que “temos que domar o cavalo”!

 

 

A Rainha é a peça mais forte do tabuleiro. Mas por quê? A peça rainha não tem limitações no seu movimento. Ela pode se movimentar em qualquer direção, seja no horizontal, vertical etc. Ela pode fazer todos os movimentos no tabuleiro. Repare que a peça é a única figura feminina no jogo. As mulheres são livres, elas não seguem um padrão lógico como se fosse um robô, como é caso de soldados que marcham linearmente e bem quadradinho. Elas são mais intuitivas, têm mais conexão com o abstrato, é como se elas sobrevoassem o tabuleiro todo. Espero que você como mulher e está lendo isso tenha pelo menos se integrado com esse detalhe, visto que geralmente a maioria encaram o xadrez como um jogo só para homens.

 

O PEÃO

 

Deixei a explicação sobre o peão por último (junto com o Rei), porque se fosse o primeiro daria a impressão que a peça é a menos importante no tabuleiro. Sem contar as metáforas do coletivo, o peão passa uma conotação de algo negativo, inferior, pois no xadrez o peão é mais usado como sacrifício para fazer estratégia no jogo. A palavra “peão” vem do inglês “pawn” que significa pedestre ou trabalhador rural (que daí que vem o nome também “pião”).

Queria ressaltar o seguinte: já se perguntou o por que a peça peão tem o mesmo movimento da peça Rei ?

 

 

A peça Rei é a peça mais importante do tabuleiro pois se ele cair, não importa quantas peças sobraram: o jogo acaba. Mesmo ele sendo o REI ele tem o mesmo movimento humilde do peão! Isso não te lembra alguma coisa sobre a humildade do REI? Assim como Pai que desce como o filho, assim como Deus se faz como um homem comum. Por isso que não vejo o peão como peça inferior, se ela chegar no outro lado do tabuleiro, é promovido!

 

 

Todas as peças são importantes para o REI que é a cabeça do corpo. Assim como cada uma das células é importante para o organismo. Notaram que a palavra “Rei” é parecido com as palavras “real”;”realeza”;”realidade”;”realizar”???

O Rei que torna o tabuleiro “real”, aquele que cria “realidade” e “realiza” a justiça !

Mas por que temos o tabuleiro? O que tem fora dela?

 

 

Fora do tabuleiro está o escuro, o quântico, as peças sem regras e sem os quadradinhos dá esquizofrenia, por isso que temos que agradecer a Deus por ter o “chão” para pisar. Não somos a luz para manter o tabuleiro da realidade?  O jogo também não pode acabar, pois quando acaba todas as peças voltam para a mesma caixa, fechado no escuro! Para manter as peças se movimentando no jogo é preciso da estratégia do paradoxo, não deixe o seu REI ser capturado mas também não capture o REI do adversário. Sei que é difícil entender isso para manter o movimento e o jogo não acabar, mas lembre-se que o importante não é finalizar o objetivo, não é acabar com seu inimigo, não é capturar o rei do adversário, não é fazer o gol, não é alcançar a linha de chegada. Mas sim, é a participação, isto é, o movimento que é importante para não cair na estagnação. É sempre continuar jogando o que torna a vida agradável.

 

Lembre-se que a melhor estratégia desse jogo que estamos vivendo é ver de cima do tabuleiro, é estar na quinta dimensão !